ACESSIBILIDADE & INCLUSÃO

AUTISMO

Ministério da Saúde lança cartilha para orientar diagnóstico precoce do transtorno

O Ministério da Saúde lançou a Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). A diretriz traz, pela primeira vez, uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos.
Além da tabela, o Ministério disponibiliza para os profissionais de saúde instrumentos de uso livre (sem obrigatoriedade do pagamento de direitos autorais) para o rastreamento/triagem de indicadores de desenvolvimento que possam diagnosticar o TEA. O documento traz indicadores que orientarão profissionais de saúde do SUS a identificar sinais do transtorno em crianças e iniciar mais cedo o acompanhamento.

Confira aqui a cartilha




Brasil tem 45 milhões de deficientes; conheça iniciativas de inclusão


De acordo com o Censo de 2010, o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. É quase um quarto da população. Promover a inclusão dessas pessoas e o respeito aos seus direitos é uma tarefa que envolve todos nós.



Clique aqui e assista o vídeo




Cartilha promove  a Inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade


Historicamente, a Pessoa com Deficiência (PcD) e a Pessoa com Altas Habilidades (PcAH) têm sido segregadas de seus direitos universais, bem como daqueles conquistados e garantidos em legislação. Tanto na esfera do Estado como na sociedade civil organizada, verifica-se a necessidade de sensibilização para as questões específicas da PcD e PcAH,

bem como a carência de informações sobre a realidade desse segmento social.
A Faders, em cumprimento à sua missão institucional, vem desenvolvendo e articulando políticas e ações visando à promoção e concretização da equiparação de oportunidades e à afirmação dos direitos e conquistas dessa população.
Esta cartilha apresenta parte do conjunto de dispositivos legais e de ações da Faders que dizem respeito à inclusão da PcD na sociedade.
Para imprimir a cartilha, em formato PDF, é só clicar no link abaixo:
http://www.faders.rs.gov.br/publicacoes/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário