sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Presidente Evandro Soares assina primeiro documento no formato digital da Câmara de Gravataí

  Um passo histórico rumo a Certificação Digital foi dado na tarde desta quarta-feira (01/10) na Câmara de Vereadores de Gravataí. O Presidente Evandro Soares assinou o Memorando nº 581/2014, o primeiro documento com assinatura virtual e certificação digital da Câmara de Gravataí. Nesta etapa do processo de certificação digital serão assinados eletronicamente memorandos, requerimentos e efetividades.
  Este projeto pioneiro está transformando a Câmara de Gravataí no primeiro legislativo do país a utilizar a certificação digital no processo legislativo. A certificação digital irá transformar todos os procedimentos para o padrão digital, ampliando a transparência, agilizando os processos e gerando economia para a Câmara de Vereadores. A instalação da certificação digital iniciou em 2013 na gestão do vereador Nadir Rocha (PMDB) como presidente e teve sequência neste ano com o presidente Evandro Soares (DEM).  
  O Sistema está sendo implementado pela empresa Citta Informática e já está em atividade para procedimentos internos e agora para requerimentos, memorandos e efetividades com assinaturas com certificação digital, que garante a confiabilidade da assinatura digital do documento. O objetivo é deixar todos os processos e procedimentos da Câmara 100% digitais a partir do próximo ano, colaborando com a natureza na economia do papel e gerando redução de custos.
  O primeiro ato oficial do presidente Evandro Soares com assinatura digital foi realizado na quarta-feira (01/10), com um comunicado interno do presidente, no primeiro documento de origem eletrônica assinado e certificado digitalmente na história da Câmara de Gravataí. O presidente Evandro Soares convidou o vereador Nadir Rocha para participar da solenidade por ter sido o presidente a iniciar o processo na Câmara. “O Legislativo está indo ao encontro da população, ampliando a transparência, a agilidade e a preservação ambiental”, enalteceu o presidente Evandro Soares. O ato da primeira assinatura digital em documento oficial da Câmara foi acompanhado pela Supervisora da Câmara, Letícia Fischer Dullius, pela coordenadora de TI da casa legislativa, Selma Fraga, e pelos técnicos da Cittá Informática, Tiago Pagnussat, Guilherme Pissolatto e Lucas Vargas.
  Nesta etapa passam a ser assinados eletronicamente memorandos, requerimentos administrativos e efetividades.  Na etapa seguinte deste processo, será integrado ao sistema com votação eletrônica as ações dos vereadores durante as sessões em plenário. Depois, a concepção de projetos e proposições do legislativo e do executivo terão concepção, trâmite eletrônico e assinatura com certificação digital. Ao término destas etapas, a Câmara de Gravataí será o primeiro Legislativo brasileiro a utilizar o processo legislativo totalmente eletrônico com utilização da certificação digital. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário